Os participantes da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 11 de janeiro, para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2013. A Justiça Federal em Bagé/RS determinou a suspensão das inscrições, mas o Ministério da Educação (MEC) entrou com recurso, derrubando parte da liminar e mantendo o cronograma (
saiba mais).
Balanço feito pelo MEC às 20h de ontem, dia 10, registra 3.268.478 inscrições feitas por 1.682.529 de candidatos. O total de cadastros no SiSU 2013/1 deve superar o recorde da edição do 1º semestre do ano passado, quando 1.757.399 candidatos realizaram 3.411.111 inscrições. O número de inscrições é maior que a quantidade de candidatos porque é permitido concorrer em até duas opções de cursos.
Esta edição do SiSU oferece 129.279 vagas distribuídas entre 3.751 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, em 101 instituições públicas de ensino superior. Para o primeiro semestre deste ano a oferta é de 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições. As demais vagas são para ingresso no 2º semestre.
Os candidatos precisam se inscrever no SiSU 2013/1 com o número de inscrição do Enem 2012. Ao acessar o sistema, o primeiro passo é escolher dois cursos, separando a primeira opção. A partir desta edição o estudante precisará também escolher a modalidade de concorrência, declarando se deseja concorrer ou não como cotista. Isso porque o SiSU adequou a nova
Lei de Cotas.
Na madrugada desta sexta-feira foram divulgadas as últimas
notas de corte de cada curso. Com essa informação é possível saber se vale a pena ou não continuar concorrendo aos cursos escolhidos. As opções não podem ser alteradas após o término das inscrições.
Cursos
O curso mais procurado do SiSU 2013/1 é Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), com 8.732 inscrições feitas até a tarde de ontem. Entre os dez cursos com mais inscrições, nove são de Medicina e um de Direito, todos de universidades federais. As instituições de ensino mais procuradas são as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Uberlândia (UFU), Paraná (UFPR) e Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).
A maior nota de corte é do curso de Medicina da UFRJ, 821,66 no sistema universal. Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que a diferença entre as notas de corte do sistema universal e do sistema de cotas tem sido pequena na maioria dos cursos. A nota de corte de Medicina da UFRJ entre os cotistas é 808,64.
Resultado
A primeira chamada do SiSU 2013/1 será divulgada na próxima segunda-feira, dia 14. Os selecionados terão os dias 18, 21 e 22 de janeiro para efetuarem a matrícula nas instituições de ensino. Quem for selecionado na primeira opção de curso e não efetuar matrícula será retirado do sistema. Os aprovados para o curso de segunda opção podem decidir não realizar a matrícula e esperar a convocação para a primeira escolha.
No dia 28 de janeiro será liberada a segunda chamada do SiSU, com matrículas nos dias 01, 04 e 05 de fevereiro. Entre 28 de janeiro e 08 de fevereiro serão recebidas as manifestações de interesse pelas vagas remanescentes. A lista de espera será divulgada no dia 18 de fevereiro e encaminhada para as instituições, que ficarão encarregadas das chamadas posteriores.